quinta-feira, 25 de junho de 2009

O CAMINHO E AS PEDRAS

Olhe para o caminho, por um instante contemple o que ele representa. Ponto de partida e ponto de chegada? Pode ser, mas não necessariamente, pois um caminho pode levar a outros caminhos e a outros pontos de chegada. Então destino não é um ponto final certo e previsível, depende de escolhas. O que tem no caminho? Pessoas? Certamente encontremos pessoas boas ou más, sabias ou tolas, preparadas ou despreparadas, pessoas de todos os tipos que nos trarão grandes alegrias ou feridas profundas. O que mais vemos no caminho? O solo pisado por pés cansados e experientes, mas também a poeira fina que sobe com o vento que sopra, poeira leve e superficial como muitos sentimentos que vivenciamos. Consigo ver alguns arbustos nas encostas dos barrancos, algum verde, alguma esperança para reforçar o animo da caminhada, animador como abraço de pai. Timidamente, pode-se observar algumas flores pequenas, singelas, mas com um colorido muito peculiar, com aquela beleza que só vemos nos olhos de nossas mães que nos olham como se fossemos os seres mais lindos da Terra. Vejo o céu azul e o sol que a tudo ilumina, beleza, luz e cor fazem da vida mais festiva. Posso ver meus próprios pés que caminham apressados buscando encontrar o melhor caminho. Mas o que mais me impressiona são as pedras. Elas também estão no caminho, as grandes consigo ver e delas me desvio, mas as pequenas me fazem tropeçar, cair e até me ferir. Porque as pedras não são tiradas do caminho, para que possamos correr sem obstáculos? Talvez seja porque são elas que às vezes nos fazem parar para ver o que mais há no caminho e ao nosso redor, nos desafiam a desviar e a ser mais cuidadosos. Porque foi uma pedra no meu caminho que me fez parar e escrever essa reflexão. O caminho é a vida, as pedras são os obstáculos que nos fazem crescer. Não erre o caminho e não despreze as pedras, ambos tem seu sentido na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes