Você está empregado, gosta do que faz e não quer perder sua colocação? Então fique atento a algumas atitudes condenadas por grande parte das empresas.
Embora os ambientes profissionais estejam bem mais descontraídos e alguns comportamentos que eram mal vistos anteriormente já sejam aceitos, é preciso ter cuidado.
Os maiores erros cometidos por profissionais que perderam seus empregos são: a falta de atualização e a falta de iniciativa e comprometimento.
Para a administração atual, o maior problema de um profissional é a acomodação, que o faz agir como se fosse um funcionário vitalício da empresa e deixar de lado os cuidados com sua empregabilidade.
A falta de preocupação com o desenvolvimento profissional (formação escolar, microinformática, cursos de idiomas e atualização) demonstra total descaso em relação ao desenvolvimento do talento e acaba deixando o profissional para trás em relação ao resto da equipe.
Outro problema é a falta de iniciativa. A pró-atividade é um pré-requisito para trabalhar em uma boa empresa.
Outro problema é a falta de iniciativa. A pró-atividade é um pré-requisito para trabalhar em uma boa empresa.
Essas atitudes têm justificado grande parte das demissões. Existem também "pequenos grandes erros" que podem complicar a vida do profissional. Alguns deles podem ser relevados e corrigidos com uma conversa. Mas é prudente evitá-los. Confira:
1. Fazer parte do grupo da fofoca. Em todo lugar existem "comentários" sobre a vida pessoal ou o comportamento de alguém. Evite fazê-los em grupo. Principalmente se o assunto for o chefe
2. Ampliar o grupo da fofoca. Falar mal da empresa e do chefe diante de clientes e fornecedores é crime inafiançável!!
3. Manter-se distante. Desenvolva um bom relacionamento interpessoal (interno e externo). Não dá para trabalhar em clima ruim, além de ser muito mais produtivo trabalhar em equipe
4. Reclamar do salário. Pressionar o chefe o tempo todo por um aumento não irá levá-lo a lugar algum. O jeito mais fácil de conseguir isso é mostrar resultados que justifiquem um maior salário
5. Desinteresse. Espera-se que o funcionário seja multidisciplinar, interesse-se por assuntos que são de outras áreas, porque assim pode entender melhor o negócio como um todo
6. Criticar superiores e colegas de trabalho para outros superiores. Cuidado com esse tipo de atitude, principalmente em relação ao chefe. Para chegar ao superior do seu chefe você deve ter uma excelente razão e bons argumentos. Se tiver um problema com o seu chefe ou colega, tente resolver diretamente com ele antes de procurar outras pessoas
7. Pendurar no telefone. Tratar de assuntos pessoais durante grande parte do dia e por isso, deixar de cumprir suas tarefas, é imperdoável
8. Esquecer o que lhe é pedido. Você pode deixar de fazer algo muito importante por distração. Procure anotar todas as suas tarefas e compromissos para evitar este tipo de falha
9. Desrespeito. As duas maneiras mais freqüentes são: fumar perto de quem não gosta e escutar conversas pela extensão
10. Abrir o bico. Informações confidenciais, quando comentadas com quem não deve ouvir, podem chegar rapidamente nas mãos da concorrência. As empresas abominam comentários como esses!!
1. Fazer parte do grupo da fofoca. Em todo lugar existem "comentários" sobre a vida pessoal ou o comportamento de alguém. Evite fazê-los em grupo. Principalmente se o assunto for o chefe
2. Ampliar o grupo da fofoca. Falar mal da empresa e do chefe diante de clientes e fornecedores é crime inafiançável!!
3. Manter-se distante. Desenvolva um bom relacionamento interpessoal (interno e externo). Não dá para trabalhar em clima ruim, além de ser muito mais produtivo trabalhar em equipe
4. Reclamar do salário. Pressionar o chefe o tempo todo por um aumento não irá levá-lo a lugar algum. O jeito mais fácil de conseguir isso é mostrar resultados que justifiquem um maior salário
5. Desinteresse. Espera-se que o funcionário seja multidisciplinar, interesse-se por assuntos que são de outras áreas, porque assim pode entender melhor o negócio como um todo
6. Criticar superiores e colegas de trabalho para outros superiores. Cuidado com esse tipo de atitude, principalmente em relação ao chefe. Para chegar ao superior do seu chefe você deve ter uma excelente razão e bons argumentos. Se tiver um problema com o seu chefe ou colega, tente resolver diretamente com ele antes de procurar outras pessoas
7. Pendurar no telefone. Tratar de assuntos pessoais durante grande parte do dia e por isso, deixar de cumprir suas tarefas, é imperdoável
8. Esquecer o que lhe é pedido. Você pode deixar de fazer algo muito importante por distração. Procure anotar todas as suas tarefas e compromissos para evitar este tipo de falha
9. Desrespeito. As duas maneiras mais freqüentes são: fumar perto de quem não gosta e escutar conversas pela extensão
10. Abrir o bico. Informações confidenciais, quando comentadas com quem não deve ouvir, podem chegar rapidamente nas mãos da concorrência. As empresas abominam comentários como esses!!
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