segunda-feira, 27 de julho de 2009

ETIQUETA NO TRABALHO - ELEGANCIA CABE EM QUALQUER LUGAR

FIQUE ATENTO
Chefe
É possível discordar dele sem melindrá-lo?
Sem se exaltar, deixe claro que entende o ponto de vista dele, mas acha que a questão pode ser abordada de outra maneira. Exponha então seus argumentos com calma e diplomacia. Se possível, aproveite algo da idéia do seu chefe, adicionando sugestões.
Sempre acontece de eu estar atolada de trabalho e o meu chefe chegar com mais uma tarefa. Como dizer não?
Explique a ele tudo o que está fazendo, mas apresente soluções para o impasse. Pergunte, por exemplo, se poderia realizar essa tarefa em outro momento. Senão, discuta com ele quais são as prioridades.
Posso presenteá-lo no Natal?
Sim, desde que tenha um bom relacionamento com ele. Se a relação é distante, vai parecer bajulação.
Numa comemoração profissional, devo propor um brinde ao chefe? Ou o correto é deixar que ele se pronuncie antes?
Pode tomar a iniciativa, até porque ele não brindará a si mesmo. Só não se esqueça de elogiar o trabalho da equipe também, validando o mérito de todos.
Colegas
Como dizer a um colega que ele fala alto demais ao telefone?
Abrir o jogo é inevitável, mas seja cuidadosa na escolha das palavras. Você pode dizer: ''Desculpe, não me leve a mal, mas eu acabo perdendo a concentração...''Às vezes tenho que tratar de alguns assuntos particulares por telefone, o que acaba tornando-os meio públicos.
Até que ponto é correto dividir problemas com meus colegas de escritório?
O melhor é ser discreta. Se precisar resolver alguma pendência, procure telefonar em períodos em que o ambiente esteja mais vazio - como a hora do almoço.
Uma colega pergunta quanto eu ganho. O que responder?
Questões salariais não devem ser compartilhadas e ponto. Quem cometeu a gafe foi ela ao perguntar. Você pode dizer que se trata de uma questão particular e que não se sente à vontade para falar sobre isso.
E-mail
A mensagem profissional deve ser formal?
O tipo de relacionamento dá o tom. Se o destinatário é desconhecido, comece com ''Prezado fulano'' ou ''Senhor fulano'' e despeça-se com ''cordialmente''. Se for um cliente antigo ou amigo, tudo bem mandar um abraço.
Convém pedir comprovante de recebimento de e-mail?
Sim, desde que a mensagem seja realmente importante.
Reuniões
Cheguei atrasada à reunião. É possível contornar a situação?
O jeito é entrar silenciosamente, sentar-se no lugar mais próximo da porta e, no primeiro intervalo, desculpar-se com a pessoa que está chefiando o encontro.
Como sair no meio de uma reunião sem criar mal-estar?
Converse antes com o chefe ou o condutor da reunião. Fique perto da saída e deixe a sala discretamente.
Entrei há pouco na empresa. Nas primeiras reuniões, devo me conter ou participar ativamente para mostrar meu potencial?
Saber ouvir é sinal de boa educação. Além disso, é prudente conhecer o território antes de se expor. Mas vá bem preparada: se solicitada, você terá chance de brilhar.
Contatos com clientes
Como recusar um presente de alto valor sem constranger quem enviou? Devo comunicar o caso à direção?
Se houver uma política clara da empresa nesse sentido, você deve explicar que são normas internas que a impedem de aceitar. Se não existir regra, procure a chefia e discuta em conjunto uma solução.
Almoços profissionais
Posso beber uma taça de vinho em um almoço de negócios?
A iniciativa de pedir a bebida deve partir sempre de quem convidou. Se é esse seu caso, pode. Desde que saiba que uma taça não vai alterar seu comportamento.
Se meu prato chegar bem antes, o correto é começar a comer?
De jeito nenhum. Espere até que todos estejam servidos.
Devo me oferecer para rachar a conta quando sou convidada?
Não. Em almoços de negócios, quem convida paga.
Situações delicadas
O que fazer quando o colega tem mau hálito? Avisar ou não?Seja amistosa e dê um jeito de alertá-lo, por mais constrangedor que pareça. Ele certamente agradecerá.
Demissão
Fui demitida. Saio calada ou comento com meus colegas?
Você pode escolher, dependendo de como se sentir melhor: ir embora e mandar um e-mail para os mais chegados depois ou dizer tchau sem se prolongar. Evite reações muito emocionais - não esqueça que a empresa pode ser solicitada a dar referências mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes