quinta-feira, 28 de maio de 2009

O SEGREDO PARA FALAR BEM EM PÚBLICO

DEZ DICAS PARA FALAR BEM EM PÚBLICO

1- PREPARE-SE PARA FALAR – Ninguém vai para guerra com pouca munição. Prepare material para 1 hora, se pretende falar meia hora. Treine em casa, faça exercícios no espelho e use sua família como platéia para ensaiar.

2- SEJA NATURAL – Regra básica da comunicação. Se for natural, ainda que cometa algum erro será irrelevante para platéia que continuará interessada no que está falando. Se for artificial a platéia duvidará das suas intenções.

3- NÃO CONFIE NA MEMÓRIA – Leve um roteiro como apoio. Não decore, se esquecer algo estará tudo perdido. Use apontamentos, cartão de nota, etc..

4- LINGUAGEM CORRETA – Um escorregão na gramática pode não prejudicar muito, mas erros grosseiros vão acabar com a sua reputação, principalmente, conjugação verbal e concordância.

5- SAIBA QUEM SÃO SEUS OUVINTES – Cada público possui características e expectativas próprias que devem ser consideradas. Considere o nível intelectual, financeiro, faixa etária, etc..

6- COMEÇO, MEIO E FIM – Anuncie o que vai falar, fale e conte sobre o que falou. Comece:
1- Cumprimente
2- Elogie-os com sinceridade (conquista)
3- Mostre s benefícios da mensagem
4- Apresente o tema
5-Discorra dobre o tema (com qualidade e conteúdo)
6- Conclua
7- Reitere

7- TENHA POSTURA CORRETA – Não se apóie sobre uma das pernas, nem deixe muito aberta ou fechada. Movimente-se para realimentar a atenção, mas o movimento tem que ter objetivo (EX. destacar a informação, reconquistar parcela do auditório, etc..) caso contrário fique parado. Excesso, não! Olhe para as pessoas com calma, para prestigiar a platéia e seja natural. O semblante é um dos aspectos mais importantes da expressão corporal, dê atenção especial a ele. Ex: Não demonstre tristeza quando falar de alegria. Evite falar de mãos nos bolsos ou nas costas. Esfregar a mão no inicio da ministração passa a impressão de insegurança.

8- SEJA BEM HUMORADO – Não Está provado que bom humor conquista platéias, mas é óbvio que um bom orador consegue manter a atenção da com mais facilidade. Mas... sem exageros, fazer gracinha perde a credibilidade.

9- USE RECURSOS AUDIOVISUAIS - De tudo o que você falou 3% será esquecido em 03 dias. Mas daquilo que você ensinou através de recursos visuais 65% será lembrado em 03 dias.

10- FALE COM EMOÇÃO – Fale com energia, entusiasmo emoção. Se você não se entusiasma, muito menos os ouvintes o farão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes