1- Sirene – Instale uma sirene ou sino que possa ser tocado sempre que alguém atingir determinada meta.
2- Apareça para conversar – Faça com que os diretores da empresa apareçam regularmente para conversar com os funcionários. Muitas vezes, simplesmente aparecer, sentar em frente á mesa e perguntar como vão as coisas estimula mais do que outras formas que poderiam passar meses sem ser notada.
3- Música - Deixe os funcionários escutarem música no ambiente de trabalho – mas cuidado com essa idéia, pois muitas vezes acaba em bagunça. Estabeleça algumas regras e faça com que sejam respeitadas, sem exceções.
4- Agradeça - Diga “obrigado”! Antes de ir embora, tente agradecer pelo menos uma pessoa dentro da empresa por ter ajudado você durante o dia. Com o passar do tempo isso traz resultados fantásticos.
5- Mantenha todos informados - Crie um newsletter interno, só com notícias, informações e comentários internos divertidos. Peça para que as pessoas mandem novidades para seu e-mail, junte tudo uma vez a casa 15 dias e passe para a sua lista interna de contatos. Com certeza vai ser um sucesso.
6- Economia - Ajude a empresa a economizar dinheiro. Agora com essa história de racionamento de energia, ficou ainda mais importante economizar. Faça um campeonato interno, pedindo idéias sobre como economizar energia e premie os vencedores com uma daquelas velas de decoração – algumas são muitos bonitas e caras – ou qualquer outra lembrança estimulante.
7- Não desmoralize, estimule - Evite das prêmios para os piores; é desmotivador e desmoralizador. Durante um vôo de avião em que as aeromoças cometeram uma série de erros – por exemplo: derrubando café em um passageiro – o capitão, ao dar o seu discurso de sempre pelo microfone, disse: “Nossa empresa tem as melhores aeromoças do país. Infelizmente, nenhuma delas está no vôo de hoje”. Foi muito engraçado na hora, mas constrangedor para toda a equipe. Melhor mesmo é premiar publicamente a excelência e chamar para uma conversa pessoal quem não estiver atingindo suas metas.
8- Trabalho em equipe - Premie com dinheiro e outros incentivos a todos da empresa, não apenas quem está diretamente ligado a vendas; afinal, sem o suporte do restante da empresa, os vendedores dificilmente terão sucesso. Esse apoio precisa ser reconhecido, se você quiser que os outros departamentos continuem motivados para dar o suporte necessário a uma equipe de vendas campeã.
9- Fale a verdade, sempre - Estimule todos na equipe a admitirem os erros, reconhecendo imediatamente quando pisarem na bola. Isso faz com que o ambiente seja muito mais produtivo. Mas o exemplo deve vir de cima, senão fica só o discurso bonito e, na prática, mentiras, conchavos e um bando de incompetentes jogando a culpa em cima dos outros.
10- Presentes - Aproveite feriados para dar presentes baratos para a equipe. Panetones no Natal ou Páscoa, bombons no Dia dos Namorados, bolas antiestresse em aniversários. Enfim, simples lembranças que são dadas para que a equipe saiba que a empresa pensa nela. Outra coisa muito popular e que não exige um investimento monetário são os “vales-descanso”. Como o nome diz, são vales que as pessoas podem trocar – sair mais cedo um hora, uma manhã ou tarde de folga, um dia inteiro; tudo depende das metas estabelecidas. Esse é um prêmio que todos querem ganhar e não vai exigir que o cartão de crédito seja usado.
CONSULTORIA E PALESTRAS: e-mail: msvhelena2008@hotmail.com ou pelo fone
(19) 8173.1075